sábado, 15 de novembro de 2014

Tabela periódica

Organização da Tabela Periódica
Atualmente , conhecem-se 118 elementos, uns naturais e outros artificiais. Todos os elementos estão dispostos na Tabela Periódica atual por ordem crescente do seu número atómico (número de protões). 
Nesta tabela os elementos formam 18 grupos (colunas verticais), em que o ultimo algarismo do número de eletrões de valência dum elemento é sempre igual ao número do grupo a que pertence e 7 períodos (linhas horizontais), em que o numero de níveis de energia de um elemento é sempre igual ao período a que pertence. Os grupos são constituídos por elementos com propriedades químicas semelhantes, os quais formam famílias de elementos. Alguns deles tem nomes próprios:
  • Grupo 1 -> família dos metais alcalinos 
  • Grupo 2 -> família dos metais alcalino-terrosos
  • Grupo 17 -> família dos halogénios
  • Grupo 18 -> família dos gases nobres, raros ou invertes
  • Elementos de transição internos -> família de lantanídeos e dos actínideos
Atenção : Apesar do Hidrogénio se situar no grupo 1, ele não faz parte da família dos metais alcalinos

Os elementos localizados no lado esquerdo da tabela chamam-se elementos metálico (geralmente a amarelo ou a laranja claro) e os do lado chamam-se não metálicos (normalmente a azul ou esverdeado).
Há ainda os semimetálicos (geralmente a vermelho ou a laranja escuro) com propriedades semelhantes aos metálicos e aos não metálicos.

O tamanho dos átomos é ainda outra propriedade que varia regularmente ao longo da Tabela. Os átomos dos elementos do mesmo grupo são tanto maiores quanto maior for o seu numero atómico. Com os elementos de um período acontece o contrario, ou seja, os átomos são menores quando o número atómico é maior.






Sem comentários:

Enviar um comentário